Ignomínia...na era antes-Patrícia... e pós-Patrícia






Antigamente a metodologia utilizada na indisciplina escolar, essencialmente dentro da sala de aula, era algo de intimidante, mas os professores não tinham medo, porque tinham o aval dos pais e das direcções das instituições, além de haver mais respeito de ambos os lados - docentes e educandos.

Hoje os pais, face à carestia de crianças por casal, tratam o "bijou" como se de um tesouro intocável se tratasse, e não permitem a menor repreensão e, muito menos, uma ligeira beliscadura no seu brinquedo vivo. Não podemos censurá-los pelo amor e apego, mas os exageros tornam-se nefastos e prejudiciais ao sadio desenvolvimento da criança. Além de envolverem a criança num cendal de mimo prejudicial ao seu "crescimento" social e da personalidade, cobrem-nos de mil objectos que são um autêntico sufoco da criança e um armamentário para se criar um mau ambiente nos locais de trabalho de aprendizagem e educação. Para além desses brinquedos caros, desadaptados ao local e sofisticados, os mesmos passam a "armas de arremesso" contra colegas e professores, com toda a impavidez e dislate dos queridos progenitores que apenas se desdobram em cicios de "ai, o meu menino não podia ter feito uma coisa dessas... é porque foi provocado!"

Com ou sem provocações, com ou sem discursos, o professor tem a missão de disciplinar e exigir normas de bom comportamento na sala de aula. Há regulamentos internos que apenas se limitam aos bafientos armários e gavetas das salas e gabinetes... ninguém dá cumprimentos às boas regras, e se alguém o faz, transforma-se num "bota de elástico", mais papista que o papa. Todavia, os problemas vão-se acumulando e já não são apenas da "era pós-Patrícia & C.ª", pois na "era antes-Patrícia & C.ª" já muitos distúrbios eram declarados, mas ficavam-se pelas poeirentas gavetas dos conselhos executivos. Lamentável que um evento gravado por um jovem, que apesar de indisciplinado foi corajoso, viesse, no YouTube, dar uma machadada na sonolência com que se mastigava a indisciplina nas salas de aula. Abençoado jovem o da gravação e lançamento do vídeo na "net", pois conseguiu acordar os ilustres iluminados da Educação deste miserável país de bananas (em lato sentido).

Ficámos todos a saber que a ignomínia escolar e educativa passou a reger-se por duas eras: antes e depois de Patrícia ( a menina que tinha um brinquedo que não desempenhava as suas verdadeiras funções, quer no tempo quer no lugar).


E assim vai progredindo um país, em que o mais importante é denegrir e aviltar os docentes, não importando que qualquer dia em vez de um telemóvel, uma arma daquelas que a ministra Rodrigues dizia ter conhecimento (140 participações, na era antes de Patrícia!...) seja usada sem qualquer pejo ou educação. Pena que o feitiço não se vire contra o feiticeiro...

Comentários

Mensagens populares